Clínica Conceito Saúde Cursos e Palestras

Especialização em Medicina Integrativa

30 de junho de 2016
destaque-site

Medicina Integrativa | Qualidade de Vida Individualizada.

A Medicina Integrativa é uma filosofia de cuidados da saúde com foco no atendimento individualizado do paciente, combinando o melhor da medicina ocidental convencional à medicina complementar e alternativa (CAM).

Esta abordagem reafirma e reestabelece a importância da relação médico-paciente, com foco na pessoa, diagnóstico preciso, e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas, profissionais de saúde e disciplinas, para auxiliar o paciente a obter a saúde integral.

O ser humano é visto como um todo, o que torna possível a restauração do equilíbrio vital, cura e otimização da qualidade de vida. O que importa é tratar o indivíduo como o ser único que ele é, respeitando individualidades e necessidades, entendendo o que se passa ao invés de, simplesmente, tratar sintomas pontuais ou os órgãos separadamente. A obtenção da saúde integral é resultado da harmonia de todos os aspectos do ser: Físico, Emocional, Mental e Espiritual.

Hoje, somos diariamente intoxicados, inflamados, infectados, estressados por inúmeros agentes externos, por isso, a Medicina Integrativa representa, mais do que nunca, o caminho para uma longevidade saudável.

Com o objetivo de disseminar esta prática, lançamos o curso de Especialização em Medicina Integrativa, elaborado por mim em parceria com a UNIUBE, com a participação de nomes da medicina nacional e internacional! Um curso completo de 17 meses de duração (teoria em 14 meses com 14 módulos de aulas e 3 meses para o Trabalho de Conclusão do Curso) e o primeiro do país que inclui 160 horas de PRÁTICA!

Confira todas as informações sobre o curso e programa, e inscreva-se no site da UNIUBE !

Nutrição

Comida é Remédio | Açafrão

16 de junho de 2016
acafrao

Potente anti-inflamatório da natureza, o açafrão-da-terra, também conhecido por cúrcuma, curry ou açafrão da Índia, é um aliado para sua saúde!💛

Conhecido pelas suas propriedades medicinais, graças à curcumina, nome do pigmento presente nele, ele possui ações antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a prevenir doenças crônicas como mal de Alzheimer, Parkinson e até Câncer. O açafrão também é um aliado na redução de colesterol e triglicérides, possui ação antidepressiva e anti-bacteriana, e é bom para os olhos pois é fonte de carotenoides.

Vale muito a pena ter esta especiaria amarela brilhante entre os temperos da sua cozinha. Uma pitada de açafrão no arroz, no feijão, na sopa, carnes e em qualquer prato com molho dá um colorido, um sabor a mais e o melhor de tudo: muito mais saúde! 😍🍴

Consulte sempre nutricionista sobre as melhores formas de aplicar o açafrão em sua dieta e se ele é ideal para o seu consumo! Cada indivíduo possui suas necessidades únicas! Agende sua consulta conosco, ficaremos muito felizes em lhe ajudar a obter a saúde integral, (34) 3214-6747. 💜

Dra. Patrícia Vilela | Nutricionista Clínica Conceito Saúde

Imagem: Bolsa de Mulher

Clínica Conceito Saúde

Dia Internacional do Doador de Sangue

14 de junho de 2016
SANGUE

Hoje é celebrado o Dia Internacional do Doador de Sangue!

Aproveitamos esta data para reforçar a importância da doação, pois através deste gesto milhares de vidas são salvas! Você sabia que cada doação de sangue pode salvar até QUATRO vidas?!

Então para incentivarmos a doação compartilhamos com vocês os requisitos para doar, que normalmente geram algumas dúvidas!

Procure o hemocentro da sua cidade, responda à entrevista corretamente e faça parte desta corrente do bem! Doe sangue, doe vida! 😀

Requisitos básicos

• Estar em boas condições de saúde.

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

• Pesar no mínimo 50kg.

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

• Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

• Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

• Gravidez

• 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

• Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

• Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

• Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

• Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.

• Qualquer exame endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc); se com biópsia, é necessário avaliação do resultado: por 6 meses a 01 ano.

• Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.

• Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.

• Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.

• Vacina contra gripe: por 48 horas.

• Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.

• Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

Impedimentos definitivos

• Hepatite após os 11 anos de idade.

• Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

• Uso de drogas ilícitas injetáveis.

• Malária.

• Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Fonte: Pró-Sangue | Salve Mais Um

Câncer Nutrição Tratamento

Seis Pilares da Saúde Vibrante | Dieta

7 de junho de 2016
pilares3

Um estudo cuidadoso realizado pelo Dr. Linchitz sobre a importância de entendermos os mecanismos que criam doenças e nos mantém saudáveis, o levou a desenvolver uma abordagem sobre cuidados da saúde, na qual chamou de “Os Seis #‎Pilares da Saúde Vibrante”! 💜

Então, vamos conhecer os pilares mais detalhadamente?

🍴  O primeiro pilar é sobre a importância da #‎dieta🍴

Por aproximadamente 2 milhões de anos, os humanos tiveram um ambiente relativamente estável de alimentação. Por meio da sobrevivência do mais forte, nós evoluímos e nos tornamos fisicamente adequados para tal ambiente. Para a grande maioria da humanidade, esta dieta era “caçar-coletar”. A caça e a pesca não eram criadas em fazendas, em confinamento, alimentadas de grãos, pesticidas, antibióticos e hormônios. Nós coletávamos vegetais da terra, frutas das árvores, sementes e castanhas, alimentos verdadeiramente funcionais e livres de antinutrientes. Claro que nosso alimento era “integral”, não processado. Não comíamos grãos até 10 mil anos atrás quando começamos com a agricultura. Nós também, provavelmente, não erámos expostos a laticínios até esse período. Somos, atualmente, a única espécie animal que bebe leite de outras espécies.

10 mil anos parece muito, mas em termos de evolução, é pouco. Nossos corpos não tiveram tempo de se ajustar a esta mudança no fornecimento de alimentos. É por isso que muitos de nós temos alergias “escondidas” à grãos e laticínios. Essas alergias podem não ser evidentes, mas podem interferir com nossa saúde ao impedir a absorção de nutrientes, causando fadiga, baixa imunidade, inflamações e originando doenças.

A mudança no padrão da dieta tem causado grandes alterações em nossa saúde. Estamos aumentando nossa carga glicêmica e a proporção entre Ômega 6 e 3. O Ômega 6 é primeiramente encontrado em grãos e o Ômega 3 em folhas verdes, peixe, linhaça e carnes orgânicas. Esse aumento de proporção tem levado ao aumento de inflamações e todas as doenças que este tipo de inflamação traz: doenças do coração como o infarto, câncer, artrite, Alzheimer, dentre outras.

A solução é bem simples e lógica. Se você segue uma dieta caçar-coletar, você será saudável. O desejo por alimentos irá desaparecer porque as necessidades do nosso corpo de gordura, proteína e outros nutrientes serão saciadas. A Diabetes tipo 2 seria essencialmente eliminada, assim como a “síndrome metabólica”, uma das razões mais comuns para o colesterol alto, pressão alta e eventualmente açúcar elevado no sangue.

Este tipo de abordagem, entre outras, faz parte da nossa metodologia de trabalho que nos permite atender nossos pacientes com um programa de nutrição completo, auxiliá-lo a evoluir sua relação com o alimento e desenvolver uma dieta de acordo com suas necessidades individuais e únicas. Na Clínica Conceito Saúde, esse trabalho é apoiado por exames genéticos que possibilitam a individualização da dieta com base em seu DNA. Entre em contato conosco para mais informações! 😃

Fonte: Linchitz Medical Wellness

Clínica Conceito Saúde Depoimentos

Dr. Victor Sorrentino na Clínica Conceito Saúde

2 de junho de 2016
victor sorrentino

No último sábado, recebemos a visita do Dr. Victor Sorrentino aqui na Clínica Conceito Saúde! 🌟

Foi uma honra recebê-lo em nosso espaço e poder compartilhar o trabalho desenvolvido e nossa missão com um médico renomado e que divide os mesmos princípios que nós, a busca da saúde integral!

Nossas portas estão sempre abertas! Agradecemos a visita!

Nutrição

Comida é Remédio

1 de junho de 2016
nutricao

O corpo é formado a partir da comida que é ingerida. Você já parou para pensar sobre isto? Pode parecer óbvio, mas poucas pessoas já refletiram cuidadosamente sobre a imensa validade desse conceito. Essa ideia possui grande repercussão e pode significar a transformação da vida de uma pessoa. Aquilo que é ingerido vai gerar a doença ou a saúde do corpo e isso é fundamental. A maioria das pessoas não encara a realidade e prefere viver num mundo de faz de conta em que o prazer é o alvo principal e é a meta da vida na alimentação. 😷

Os alimentos possuem um excelente potencial para o tratamento das doenças, porque eles são tanto a solução como também são a causa das mesmas. O que adianta tratar a consequência e esquecer a causa?

🍴 Para aqueles que não cuidam da alimentação os remédios não são suficientes e para aqueles que cuidam da alimentação os remédios não são necessários. 🍴

Pense nisso na hora de fazer suas escolhas na alimentação! Comida é vida! 💜

Colaboração: Patrícia Vilela | Nutricionista Conceito Saúde

Imagem: EllaHoy