Odontologia Integrativa

A Clínica Conceito Saúde se preocupa com a saúde do seu sorriso. Afinal, a saúde do seu sorriso é parte fundamental da saúde como um todo.

Possuímos um Consultório Odontológico equipado com uma estrutura moderna e recursos tecnológicos avançados dedicados especialmente para você. E o melhor, o cuidado com o seu sorriso estará sempre integrado à continuidade do seus tratamentos.

odonto

O que é Odontologia Integrativa?

A Odontologia Integrativa segue os princípios do cuidado integral, especializado e personalizado. Aqui, o seu tratamento odontológico está totalmente integrado aos demais tratamentos que você realiza, tanto nos seus aspectos preventivos como curativos.

Sabemos que saúde bucal e a saúde do indivíduo como um todo estão fortemente ligados. E, apesar de se saber disso há muito tempo, pouco ainda se conhece sobre esta inter-relação. A Odontologia Integrativa aborda a saúde oral do indivíduo nos seus mais diversos aspectos. Assim, uma constante comunicação entre dentista e médico torna-se uma importante ferramenta para apoiar a completa recuperação dos pacientes.

Neste sentido, Odontologia Integrativa parte do princípio que a compreensão das alterações de saúde dos pacientes também devem ser consideradas na condução do seu tratamento odontológico. O dentista que compreende o paciente com um todo, contribui para sua melhor saúde bucal e vários outros benefícios ao longo da sua vida.

E quais são os benefícios em se realizar um Tratamento Odontológico Integrativo?

Na Odontologia Integrativa, a preferência será sempre pela utilização de materiais biocompatíveis e tratamentos minimamente invasivos. Cáries, doença periodontal e lesões da mucosa oral são abordadas com novas e surpreendentes formas de diagnóstico e tratamento. Da mesma maneira, realiza-se a remoção de metais pesados e tóxicos ao organismo, como o mercúrio presente em restaurações de amálgamas. Tem-se aqui um cuidado todo especial para sua remoção segura. Isso deve auxiliar no tratamento integrado de detoxificação com resultados impactantes sobre a saúde.

Algumas doenças sistêmicas aumentam a incidência de lesões na mucosa oral, de cárie e de doença periodontal. Por isso, pacientes portadores de diabetes, osteoporose, doenças autoimunes, síndromes diversas ou deficiências vitamínicas devem ter um cuidado mais especial com sua saúde bucal.

Da mesma maneira, pacientes que fazem uso de certos medicamentos, como os quimioterápicos, que possuem hábitos alimentares inadequados ou são tabagistas, necessitam de cuidados que reduzam o risco de desenvolverem alterações na cavidade oral. Focos infecciosos, problemas periodontais e cáries podem agravar o risco de contaminações em áreas distantes por elevar níveis bacterianos e inflamatórios no organismo, bem como dificultar o controle de doenças sistêmicas, como doenças inflamatórias e neoplásicas.

A Odontologia Integrativa está disponível para você, seus familiares e seus amigos na Clínica Conceito Saúde.

isis
Isis Carvalho Encarnação, PhD

Cirurgiã-Dentista pela Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP.

Especialização em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia de São Paulo.

Mestrado em Implantodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Pós-Graduação em Odontologia Estética no Senac-SP

Docente no Curso de Especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia de Araraquara-SP.

Docente da Disciplina de Odontologia Biológica da Pós-graduação em Medicina Integrativa da Uniube/Clínica Conceito Saúde em Uberlândia-MG.